terça-feira, 13 de maio de 2014

novo logo correios




novo logotipo e identidade visual
dos correios

Nossos correios que podemos dizer já ter de história 350 anos, muda de cara buscando
uma imagem que o aproxime do mercado e dos novos desafios dos novos tempos
com seu novo logo dos correios.

novo logotipo correios

Apresentado nesta semana seu novo logo dos correios
                   feito pela CDA Branding busca uma nova proposta de tornar a marca
mais atual e mostrar um novo momento da companhia.

novo logo correios

a mudança fez uma alteração no kerf e modelos das letras 
mudando seu afastamento e no desenho das setas
imagem do novo logo dos correios

logo correios

o novo logo cria mais movimento no conjunto especialmente pelas setas que agora
apresentam detalhes em 3D nas setas, antes grafadas em carácter plano
e perde em solidez por estar solto no espaço.

Diferente do anterior que formaliza uma região de foco visual com a centralização
de imagem pelo contorno evidente e cor de fundo determinado.
Apesar de ser desejado que a nova marca seja preferencialmente utilizada
sob fundo branco ......criará imensos desafios quando assim não for a base a
que será gerada.

Exemplo meu site não é branco é azul, e quando for colocar o logo do correio para o cliente calcular frete etc. não ira contrastar,
se o logo fosse contornado definindo este problema não ocorreria com esta incidência.

logo usps

logo DHL

veja como alguns resolveram este inconveniente


O novo conceito também cria um novo look para as lojas e agências
com novo logo correios e fachada

fachada correios

O espaço/campo negativo da imagem fica sem atribuição provocando a não ideia da 
proporção de uso em relação ao fundo e não define contraste, apesar 
de poder ser fixada proporção. Na foto acima onde esta o logo a maior parte esta
em branco (espaço/campo negativo) deixando a imagem objetivo a segundo plano, pois devemos imaginar que esta em proporção definida.

A função primaria do espaço negativo é iluminar o espaço positivo e 
não pode ser simplesmente uma resultante do desenho, pois não agrega.

Um grave equivoco é não obedecer o Natural Layout, e com isso a base da seta amarela fica
na linha de baixo das letras de correios, provocando ainda mais espaço/campo negativo acima das letras já em minúsculos de correios. A divisão e proporção em um quadrado imaginário não obedecido não tem ganho estético e muito menos em força da marca. A estrategia positiva (goal) é construir ao longo dos eixos dominantes horizontais e verticais e obter a ajuda do centro ótico. 

Apesar dos correios trabalharem diretamente com endereços
novamente esta esquecido na nova formatação
o número do estabelecimento.

Ficando um carnaval de situações e finalização em cores como fundo de contraste.

Todos nos sabemos que a grande maioria das pessoas que procuram uma agência de correios esta em um veículo e facilitar a identificação se faz necessário.

Pois é uma loja de carácter especifico e sua imensa maioria não tem estacionamento ou qualquer outro facilitador, apesar da grande maioria de seus clientes portarem pacotes. 

O tempo necessário para visualização de uma imagem de dentro de um veiculo é imensamente menor, ou seja temos muito menos 
tempo para a identificação de um local.

Todos sabemos que placas com o tempo se integram a paisagem
e é possível que você passe a frente de um estabelecimento sem nem ao
menos notar que ele esta ali e existe.

A imagem da fachada da foto acima nos induz a imaginar que as peças são construídas em 3D e não em impressão plana. Isso especialmente por apresentarem sombras 
das letras e setas, o que seria ótimo serem em 3D para dar força e dimensão a marca.
Caso contrário parece propaganda enganosa de lançamento de condomínios onde
as peças da residência não estão em proporção parecendo que são amplas e iluminadas.

Fizemos um exercício real fabricando duas placas reais em 3D do novo logo correios
uma na grafia antiga e outra na grafia atual
usando as mesmas medidas altura 270 e largura 450.
Material frezado por CNC em HDU de alta densidade, software
de desenho e vetorização de alta precisão.

Ambas na mesma proporção e no mesmo contorno

placas correios


novo correios



                                    correios novo logo

O resultado você vê nas fotos acima, a palavra correios antes em letras consideradas maiúsculas versos a atual que somente a letra C esta em maiúsculas, O correio modelo antigo ocupa muito mais espaço negativo, o logo novo deixa muito mais espaço no  chamado em branco.

Ambas as placas tem um baixo valor de kerf, (aproximação entre as letras), isso ocasiona uma dificuldade de visualização e legibilidade, lendo a placa de frente é bastante legível, já em posição lateral fica dificultada a legibilidade e até gera junção de letras. Isso ocorre tanto em imagem plana quanto em 3D.


visão lateral correios

                                                   
                                                        Profundidade da Letra
 
logo correios

novo logo correios

                          detalhamento da profundidade de letra o novo logo dos correios
 
logo correios

detalhamento da profundidade de letra, o corpo (espessura da letra)
no novo logo ficou mais fina.


Conclusão:
Apesar de ter tido muitas razões negativas, kerf, espessura de letra, espaço negativo, desalinhamento, sem  Natural Layout, etc. O resultado final ganhou em um desenho mais moderno, mas não tão claro e legível quanto desejado.

O conjunto parece ter sido tratado de formas diferentes.
As setas ganharam corpo movimento, flexibilidade, modernidade, sombra, com projeção 3D, etc. o que chamaria de um acerto de rara felicidade.
Já a escrita não cresceu da mesma forma....,praticamente só perdeu, a intenção de simbolizar nas letras não considerou os ganhos e perdas do conjunto como imagem.
E na fachada é nítida uma posição que faltou mais entendimento da função e conhecimento
da marca em suas agências, conhecimento de materiais e aplicações de fachadas, ficou tosco de acabamento rápido uma solução de design.

marsexto@terra.com.br
placas em 3D








Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...