terça-feira, 31 de março de 2015

Nomes de Bares - Cafeterias e restaurantes





Fachadas de bares, cafeterias e restaurante
que nome tem meu bar? O que minha decoração entrega?

Maison flower comenta.
As fachadas de bares ou de Restaurantes mais quentes são aqueles que tem uma linha Clássica mais antiga, até rústica dos velhos Bodegones, O encanto deste estilo construtivo se impõe tanto na America do Sul, America do Norte e até qualquer localidade da Europa.

                                       nomes de bares


Os turistas preferem visitar os bares, cafeterias e restaurantes que tem características antigas. As fachadas que se descobre mantém muros de pedras, portas e janelas antigas de vidro repartidos e placas fabricadas em letras estilo "Bodoni" o "Inglesa" tipicas do seculo XV. 


typos de letras seculo XV


Muitas vezes as frentes destas fachadas estão decoradas com os desenhos ou fotografias dos pratos ou bebidas tipicas oferecidas pelo Chef cozinheiro destacando qual é a especialidade recomendada pelo Bar.

A pedra rústica em muros e varandas e as tábuas de madeira cepilhadas são nobres características típicas das fachadas clássicas.


bodegones


Es un lugar porteño que debe tener cierta edad, con algo de historia, informal y cómodo, donde se disfruta de comidas tradicionales (principalmente picadas, buenas pastas caseras y, por supuesto, milanesas y carnes) presentadas en un extenso menú. Se sirven porciones abundantes que se comparten sin que nadie te mire o te trate miserable. El sabor de las comidas y los precios de los platos son abordables. No se admiten platos conceptuales o innovadores…No debe sorprender si en algún salón comedor se ve pasar al gato de la casa


Tenho a sensação que não é o estilo que se salienta, mas a aura que se forma, o sentir-se confortável, que junto com a qualidade dos serviços e comidas fornece os indicativos de satisfação do cliente, esta aura positiva ajuda a conceituar a opinião declarada. Seja um bar moderno, americano, winebar, cyber, ou qualquer estilo que for de preferência.

Dizem que é o interior do bar que seleciona quem vai entrar ou vir no seu ambiente. A decoração tem que ser pensada para o publico que lhe interessa. Você terá que decidir, quero clientes que permaneçam muitas horas no bar ou quero maior rotatividade?.

O ambiente deve ter decoração que chame a atenção, com detalhes que façam o cliente ter curiosidade em vê-los, até tocá-los e se sinta cativado. A decoração se transforma em uma ambientação temática, que deve ser desejada. Assim como todo o conjunto fachada, placa, nome, o interior tem que contar uma história envolvente. Esta história passa a ser a história do bar e se bem desenvolvida será contata pelos próprios clientes a centenas de outros clientes. Registre a sua história e conte aos ventos.

As histórias bem contatas se transformam em amplo material para publicidade e blogs que podem muito divulgar e posicionar o bar de forma positiva e bastante barata.


Boa parte da decoração e história de bares esta nas placas utilizadas, por um tempo muitos estabelecimentos utilizaram-se das replicas e principalmente fotos de placas. Hoje a originalidade da pouco espaço só para replicar um estilo sem dele fazer parte.
Placas verdadeiras são uma aura real.



Não da para falar em placas de bares sem falar sobre os PUBs ingleses, Bares americanos de estilo Irlandês e outros.


Grã-Bretanha tem um patrimônio único nas estalagens e placas de bares: um grande registro de sua história e as pessoas que fizeram isso. As  Placas das Pousadas mostram tudo, desde batalhas até invenções, de heróis do esporte e da realeza.


Eles sempre contam uma história

A origem das Placas em estalagens remonta aos romanos. Folhas de videira O 'tabernae' eram pendurados do lado de fora para mostrar que eles vendiam vinho - (! Devido ao clima) na Grã-Bretanha, como folhas de videira são raros, pequenos arbustos sempre verdes eram substituídos. 
As primeiras Placas de tabernas romanas eram os arbustos. Primeiros pubs de cerveja penduravam postes ou estacas compridas, que eram usados para agitar a cerveja, do lado de fora de suas portas. Se vinho e cerveja eram vendidos, um arbusto e estacas seriam pendurados do lado de fora.
A nomeação(colocar um nome) de pousadas e bares se tornou comum no século 12. Com nomes nos pubs vieram as placas - como a maioria da população não sabia ler nem escrever, em 1393, o rei Ricardo II aprovou uma lei tornando obrigatório para bares e pousadas terem uma Placa (seu próprio emblema da 'White Hart- cabeça de veado branca' em Londres), a fim de identificá-los com o oficial Vendedor de cerveja. Desde então, nomes e placas de estalagens têm refletido, e seguem, a vida britânica da época.


fachada de bar


Antes de o rei Henrique VIII e da Reforma, muitos tinham um tema religioso, por exemplo 'as chaves cruzadas', o emblema de St. Peter. Quando Henry rompeu com a Igreja Católica, os nomes foram alterados a partir de temas religiosos para "a cabeça do rei" ou "The Rose & Crown 'etc.

fachadas de bares


O 'Red Lion' é provavelmente o nome mais comum para um pub e origina-se do tempo de James I e VI da Escócia, que subiu ao trono em 1603. James ordenou que o leão vermelho heráldico da Escócia fosse exibido em todos os edifícios de Importância - Incluindo bares! Até hoje centenas de pubs tem esta denominação.

                                                     placas de bares


Muitas placas têm ligações reais: por exemplo, a maioria das pousadas 'White Lion "datam da época de Edward IV e' White Boar 'era o emblema de Richard III.
        pubs ingleses  placas inglesas


Pubs também têm o nome de pessoas famosas da história, por exemplo, o Duque de Wellington e Shakespeare.



             Duke of Wellington and The Shakespeare


Mais recentemente, a mudança social e industrial tem-se refletido em nomes de bares, por exemplo, "The Railway '. Esportes também está bem representado com nomes como "The Cricketers '. 



Uma placa Lord Nelson e todo mundo ama um "Olde Worlde" pub com vigas de carvalho, peças de  latões  e lareiras rugindo. No entanto, não importa quantos anos o pub tem verdadeiramente, o nome na placa do lado de fora é provavelmente a coisa mais histórica sobre o lugar.



O que há em um nome?

Séculos antes dos primeiros bares serem reconhecidos como abertos. Casas religiosas eram as primeiras verdadeiras pousadas para atender a peregrinos e cavaleiros em seu caminho para as Cruzadas na Terra Santa. 




castelo de Nottingham

vizinho a floresta de Sherwood o castelo de Nottingham , também guardou as 
estórias do bem feitor Robim Hood


Nottingham Castle, é apenas um exemplo. Fundada em 1189, ela se afirma com o título do pub mais antigo da Inglaterra e era um ponto de parada para as forças em seu caminho para se encontrar com Ricardo Coração de Leão. Outros sinais sobre esse tema são a cabeça do Turk, a cabeça da sarraceno e Lamb & Flag - o cordeiro que representa Cristo e a bandeira do sinal dos cruzados.





lamb & Flag



Mesmo após a dissolução dos monastérios no século 16, alguns dos nomes que denotam conexões religiosas sobreviveram,: como a Mitre, o Navio (simbolizando a Arca) e da Anchor (a fé cristã). No entanto, muitos dos proprietários acharam ser mais político mudar para mostrar lealdade aos títulos dos monarcas e apressadamente APROVADAS como a cabeça do rei ou da Coroa. 

Qualquer pessoa que ganhe publicidade era susceptível de ser imortalizado: como Lord Nelson ou Wellington e receber uma menção. Muitas vezes, o comércio predominante da área daria ao pub seu nome. O Velocino de Ouro é um reflexo do comércio de lã localmente.  

É raro ter tempo para analisar sobre a placa fora do pub na pressa de chegar no seu interior. Quase todo nome tem uma história por trás dele e, juntos, eles ilustram a história social da Inglaterra. Com nomes duradouros ao longo dos séculos, é possível que a placa acima da porta seja tão antiga quanto o prazer de beber em si mesmo.


                   Arte da Taberna na America do Norte   taberna placa


O que é uma Placa de taberna? O termo designa uma categoria popular de início de arte popular americana, geralmente constituídos por uma placa de madeira em ambos os lados pintados com uma combinação de imagens e palavras e equipados com mão francesa-forjado, decorativo. Placas de Tavernas foi originado a partir da necessidade prática para identificar habitações, revelar identidade de licenciados para proporcionar entretenimento para os viajantes. Sendo o mandato para os serviços essenciais, deleites, incluindo comida, bebida, e alojamento, bem como alimentos para animais e estábulos para cavalos.

As placas distinguiam as casas publicas das casa privadas


Estabelecimentos de hoje comparáveis seriam ​​(restaurantes de beira de estrada, motéis, postos de gasolina) são geralmente reconhecidos como tipos de edifícios distintos, mas tabernas coloniais e pousadas foram literalmente "casas públicas." Esses eram habitações comuns licenciadas para acomodar estranhos. 

De 1672 em diante, de cada estabelecimento licenciado foi exigido por lei para marcar o seu estabelecimento com Placas adequadas na visão de todos os passageiros para os estrangeiros saberem a direção para onde ir, onde podem ter entretenimento."

O que foi considerado uma Placa adequada? Neste período inicial, é possível que a presença de qualquer placa na frente de uma residência era suficiente para distinguir uma casa pública de uma privada. A taxa de sobrevivência de placas de taberna é extremamente baixa, o que não é surpreendente, dada a utilização que receberam e as condições ao ar livre em que foram exibidos . Cerca de 70 desses sobreviventes são preservados no Connecticut Historical Society (CHS) em Hartford.


                                     placas de tabernas


Mudando formas e imagens


Eram as Placas de Tavernas criações multimídia, artesanato com três tradições distintas: marcenaria, pintura, e ferro. Placas sobreviventes são placas a partir de 1700 que caracteriza-se por serem relativamente complexos, sofisticado e simples no tratamento de preservação de madeira e relativamente pintando sem sofisticação. Este padrão corresponde à profusão de marcenarias estabelecidas no momento em contraste com a escassez de pintores treinados. Placas do século XIX tendem a ter tratamento da madeira e imagens mais simples. Design das peças de ferro é o mais dos três componentes de difícil manutenção, manter o original é difícil  e na maioria foram perdidos ou substituído.

                                 taverna

Figuras tridimensionais, usadas ​​para marcar estalagens britânicos do final da Idade Média em diante, eram evidentemente rara na América: apenas dois sinais tridimensionais são conhecidos, ambos representando o deus romano do vinho, Baco.

Este avanço do uso de peças tridimensionais repleto na Europa, sempre evidente em todo o estabelecimento especialmente no interior  criando a ambientação. No Brasil por muito tempo se copiou esta técnica com fotos de placas tentando traduzir uma imagem.


placa de bar

Hoje temos avanços consideráveis da técnica e equipamentos para fabricar peças reais
e harmoniosas inclusas na sua ambientação.
E não peças forjadas, fotografias lúdicas de ambientação transferida.
Muitos locais fazem um ajuntamento de fotos de placas de múltiplas histórias
para contar a sua, mas são imagens que não contam a história de seu estabelecimento.

Seu Bar, Café ou Restaurante é um Original
não uma cópia mal feita

PLaca de restaurante 3D

Seja qual for a sua forma, letreiros dos dois lados (Dupla -face) eram pintados e pendurado para a máxima visibilidade, geralmente a partir de uma barra no topo de um poste alto ou de suporte de madeira horizontal que se estende para fora do lado de uma casa.

Os primeiros anos da Nova República Norte Americana viu águias emergir como o motivo esmagadoramente mais populares, alguns fortemente baseado no selo nacional adotado em 1782. Outras opções incluídas figuras alegóricas, bandeiras, veículos puxados por cavalos, luas, sóis, leões, vinhas, tigelas de ponche e decantadores. Os sinais mais sofisticados tinham destaque retratos, composições de paisagem, ou cenas de gênero, muitas vezes adaptados a partir de fontes de impressão.

           placas de tabernas



Uma tradição persistente

Hoje, o legado visual de Placas, particularmente de tabernas e as formas distintas dos primeiras placas ferroviários continua firmemente encaixado no imaginário americano e sobre a paisagem americana. Este legado persiste nos ecos de pousadas no país e placas em pubs contemporâneos, bem como nas formas e imagens de uma grande variedade de empresas modernas, divulgando serviços confiáveis.



Itens comuns no uso das placas
  • esmagadora e plural uso de placas dupla face, com mão francesa, que tem imensa capacidade de maior amplitude de captação de visualizadores, isso já é de séculos e o que vemos na pratica é bem diferente disso.
  • A imensa maioria das placas conta alguma história, seja de alguém, de algo, de um local, etc.
  • Uso de símbolos, seja religioso, algo atual a sua época, ou histórico, ou algo simbolo de seu pais.
  • A decoração e ambientação do local transcreve a história e a conta com a harmonia. 


Como dito no inicio "con algo de historia, informal y cómodo," que traga consigo a aura do lugar e proporcione a ambientação desejada ao ponto que a experiência do cliente seja relevante e duradoura.

Qual o nome do meu bar?

Qual a temática??

É uma copia ou um original?



placa de café

placas para cafés muiti camadas

nome de bar

placas visíveis para Bares em 3D

fachada café

este café, tem a temática de câmaras e fotografia, toda a sua decoração esta
voltada para tal, câmaras, lentes, imagens, zoons, etc 
são bastante explorados criando uma harmonia unica.


fachada café
Placas para fachadas

placa dupla face

Sucessão de uso de placas dupla face com grande exposição e péssimo
contraste entre os itens com escolha de tipo de letra não muito feliz
tornando a leitura dificultada


interior de bar


Placas estão entre as primeiras coisas que os clientes visualizam primeiro externa quanto placas internas, e, portanto, devem entregar uma boa impressão.


Assim como a primeira impressão que criamos de uma pessoa que encontramos pode muito bem ficar com a gente por um longo tempo, independentemente se impressões subsequentes provarem que a original estava errado, assim é a primeira impressão de suas placas com os seus clientes.



Placas com cores brilhantes, designs vibrantes e uma simples e clara mensagem é a certeza de obter grandes resultados, eficientes e  atraentes. Estes 5 dicas básicas fazem seu sinal se destacar entre a multidão.



Use imagens coloridas As melhores placas usam  contrastes e cores para agarrar a atenção do leitor. Adicionando uma borda ajuda a concentrar a atenção das pessoas e fica mais fácil para ler e usar uma cor diferente para melhorar a informação importante e aumentar a reação de retenção para a sua placa.



Torná-lo legível. Use um projeto que destaca as letras, não use letras emendadas, ou uma fonte que seja difícil de ler. A combinação mais fácil de ler é cor de letras amarelas sobre um fundo preto ou letras pretas sobre um fundo amarelo, embora existam muitas outras combinações de cores contrastantes que funcionam muito bem.


fachadas de loja

cacau Show mesmo com um Kerf (espaçamento entre as letras) bastante ruim
consegue tornar visível seu logo apesar de não ser muito grande 
tudo é compensado com o alto contraste entre letras e fundo



Torná-lo POP! A placa e sua mensagem precisa ser visível a partir de uma distância de visualização padrão, e deve se destacar em seus arredores. Se a sua placa é pequena, use um pano de fundo escuro e letras claras, o que fará que a placa fique mais fácil de ler.



Mantê-lo legível. Use tipos e estilos de letras claras e espaçamento suficiente para se certificar que palavras e letras podem ser facilmente distinguidos.



Seja diferente
Mude a mensagem, o tamanho, a forma ou a cor para continuar segurando a atenção dos seus clientes. Seja único na sua proposta. Seja um Original


Traga seu projeto de placas

                     
                              41 33727306/ 32735788
                              marsexto@terra.com.br

quinta-feira, 26 de março de 2015

food truck


Na identificação devo colocar marca ou produto?

Esta é uma duvida grande em muitos proprietários de food trucks, devo 
salientar o que vendo ou a marca do negócio?
alguns são brilhantes ao conseguir mesclar os dois conceitos, exemplo 
"só coxinhas"
"escondidinho"
conseguem unir o produto a marca criando uma coisa nova
naquele contexto.

Mas nem sempre é possível, se o nome não vai atrair clientes melhor
usar o produto, melo menos até a marca se consolidar e ser 
relevante.

A marca é como o logo de uma loja, o nome de um café ou restaurante
tem a função de atrair clientes e informar a identidade


food truck
diz tudo menos o que vende
parece até um carro forte
se for uma marca muito conhecida até .....


Todo Bar, Café ou Restaurante necessita atrair clientes e para que isso aconteça precisa
ter uma fachada atraente e criar uma atmosfera agradável para poder brindar o cliente
com seus serviço de qualidade e quitutes.

Para atrair clientes a fachada de um bar, café ou restaurante deve ser altamente visível e clara em sua mensagem pois na maioria das vezes a mensagem 
é lida em menos de 7 segundos, pois o cliente esta dirigindo.

O mesmo acontece em parte dos momentos com o food truck quando o cliente esta em um veiculo e visualiza o food truck de seu veículo.
O cliente terá que ter certeza do que é vendido e decidir se para ou não.

Já um outro público vem em calçadas caminhando 

e um terceiro público esta em um evento e visualiza os diversos food trucks
que disputam a atenção dos clientes.

Nos eventos temos a sua maior barreira, é o próprio corpo do cliente que esta no evento,
que se posiciona a frente do food aguardando para receber seu pedido.
Ao se posicionar ali tampa a visão do food truck para os demais clientes
que estão no evento.

temos que facilitar a identificação e o que vendemos para atrair clientes.

comida de rua

A fachada do truck tem a mesma função no café, no bar ou restaurante,
Não é reproduzir uma cópia de um local, mas possuir a essência
necessária para gerar uma atmosfera.

A personalidade do local, o cliente tem que sentir uma afinidade, sentir-se bem,
tudo esta perfeito, desde que o cenário contribua


Então onde devo colocar a informação no food truck (nome, chamada )
é o principio número um.
O comercio divide bem, logo nome do negócio, marca comercial são 
placas com material resistente e durável.
Promoção, campanha, informação de lançamento, etc
usa-se lonas e vinil pois são temporários.
Os food trucks ainda confundem esta função degradando o
nome de negócio, no comercio só se encontra lonas em negócios de linhas
menos importantes no mercado e menos preocupados com o
negócio a longo prazo.

Uma placa original informa que veio para ficar.
Um banner indica um negócio temporário ou feito as pressas. 

Fatores de sucesso de placas em negócios de Alimentação

Contraste no food truck
O primeiro fator de importância é o contraste, como o negócio é uma empresa móvel
temos vários tipos de contrapontos de contraste com o ambiente.
Um dia o food truck pode ter uma área verde como fundo e já em 
outro dia pode ter prédios cinzas.
imaginar seu cenário de maior incidência faz parte do processo.

um segundo contraste esta entre as cores escolhidas no próprio food truck e nos
letreiros ali colocados
seja entre os letreiros e próprio food, e suas informações de uso

Uma terceira esta nas letras escolhidas, a mensagem mais importante tem que ter maior dimensão, a letra fácil de ler. e cores que se complementam 
especialmente para ganhar visibilidade a distâncias maiores

Tamanho e Tipo de Letra

escolher o tipo de letra é uma tarefa laboriosa, encontrar um equilíbrio formal de
design esperado, com visibilidade nas cores contrastadas.
Mensagens que sejam visíveis na distância esperada.
 A que distância meu cliente vai necessitar minha mensagem?
a mensagem terá que ser visível senão nada mais terá sentido.
tipo de letra, tamanho, cor de letra e contraste
decidira sua efetividade.


O uso do centro ótico

Quando temos uma competição de atrair a atenção de clientes e isso é bastante comum nos dias de hoje temos que usar a técnica
a nosso favor.

Um food truck em um evento vai competir pelo mesmo cliente com os 
demais food trucks terá que disputar a atenção e atrair 
o desejo do cliente por seus produtos.

Para atrair e que uma placa seja lida  e compreendida mais rapidamente
e ainda se destacando na multidão por contraste e equilíbrio
um dos segredos é criar o centro ótico.

placas para food truck

Observe qualquer placa de estrada ou placa de transito em qualquer
língua no mundo tem sempre uma borda na extremidade da placa, 
esta borda cria um centro visual.
Você olha o centro é lê a mensagem sem ou quase sem perceber que a borda esta ali.
Se colocar a borda em sua placa , Bingo!
letras e cores certas mais borda, voá-la  atrair clientes
é uma competição entre ofertantes.


Cenário/ambiente no food truck

Todo negócio tem um cenário seja uma loja, uma boutique, um bar, um café, uma padaria ou um restaurante. O cenário é constituído pela fachada, entrada e interior do estabelecimento.

Durante a experiencia do cliente ele constrói uma imagem do estabelecimento.
O mesmo ocorre com o cliente do food truck.

Mas temos tipos de clientes, aquele que encontra você por indicação de alguém, aquele
que encontra você pela diferenciação e clareza do seu food truck e 
aquele que retornou a seu estabelecimento porque gostou,
e certamente indicará seu food truck.

A boa venda só se realiza a medida que o cliente compra de novo, então
encantar o cliente em todo o processo é como um jogo
de vídeo game, trocar ele de fase
até a indicação (game over)

Seu cenário tem que comparecer com indicativos que facilitem o
processo de troca de fase.

Exemplos de food truck 




decoração food truck

fácil identificação na fachada,
 imagens bem definidas do que vende

Muitos donos de food truck partem imediatamente
para adesivação total de seu veículo, muitos ficam lindos.
O que não pode é esquecer de manter contraste, placas com nomes claros, 
placas visíveis, identificação do produto, etc tem que manter o cliente em
primeiro lugar.

cardápio food truck

O local da identificação não favorece a identificação a distância.
é facilmente ofuscado por pessoas que aguardam sua encomenda
a frente do truck

exposição food truck

a forma mais evidente de facilitar o cliente a encontra-lo é estar disponível ou visível,
placas dupla face são os melhores visualizadores porque uma mesma placa
produz dois lados de divulgação
onde você se torna mais facilmente encontrado.
Transmitindo sua mensagem eficientemente.
Posicionar sua mensagem em mão francesa parece ser imprescindível.


antigo food truck

 Veículos de comida não é coisa nova o desenho dos carros ainda não favorecem a publicidade, parece que os fabricantes ainda não compreenderam a necessidade de divulgação.
e não facilitam a colocação de placa, menus, etc.

em face disso o dono do food truck tem que se esmerar na criatividade para
poder se salientar neste novo mercado.

toldos food truck

As vezes de tão simples é brilhante e fácil.
Diz a que veio e coloca letra fácil de ler, tamanho visível
e contraste

envelopamento food truck

letra já mais difícil de ler, menor contraste e tamanho menor
tem que facilitar a leitura
não se compreende a mensagem deste food

contraste food truck

tem gente que se esforça para dificultar
a enorme falta de contraste faz com que não se saiba
o que este food truck vende, apesar todo
envelopado.

sabores food truck

a frase na fachada é muito difícil de ler
já o rolando massinha esta bem a vista, apesar que seu produto deveria estar acima.
pois logo que um cliente estiver aguardando vai tapar a sua publicidade

imagem food truck

só coxinhas é direta transmite uma ideia exata
do que você vai encontrar ali, no food truck

1 food truck

Marcas famosas de grandes companhias também tem buscado espaço
seja para introduzir conceitos ou ganhar market share em uma linha 
ou produto.

food truck

comunica fácil e coloca suas mensagens em local
que não vai ser atrapalhado pela imagens das pessoas


nomes para food truck

apesar do tipo de letra atrapalhar a leitura, esta bem posicionado,
melhor um bom esforço que funcione do que não existir.

       algumas coisas parecem certas para food truck

  • necessidade de um pequeno toldo
  • necessidade de local visível para colocar o nome ou marca do estabelecimento
  • necessidade de visibilidade do produto em mais lados e não só a frente (lado) do truck
  • mobilidade da placa em função da mudança de local do publico.
  • local para detritos fácil ao cliente.




Conceitos de peças físicas para divulgar de forma diferenciada. 
Um conceito agressivo de salientar a sua oferta
em food truck

projetos food trucks


desenhos food trucks

protótipos de produtos para identificação do que faz

food trucks curitiba

food trucks protótipos  sorvetes

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