Fachadas de lojas
Muitas duvidas surgem para os pequenos e médios estabelecimentos ao executar sua fachada.Fachadas de lojas pequenas tem especial função na geração de negócios.
Muitas vezes é a unica ou quase unica ação mercadológica
para atrair clientes além do atendimento, qualidade de produto, variedade
e outros itens internos.
Ao longo desta matéria vamos tentar mostrar algumas tendencias de uso e as novas tecnologias de fabricação e materiais inovadores, muitos ainda pouco conhecidos.
O que fazer? Optar por algo barato em lona com impressão ou em algo mais elaborado como letras ou placas. O que fica bom para seu estabelecimento? Depende muito do local (se é ponto), do tempo que pretende ficar naquele local, de sua identidade visual, de sua proposta como imagem (o que inclui o investimento financeiro) o que quer entregar a seu cliente, o que vai ser comercializado. Enfim muitos fatores devem ser analisados até se alcançar uma boa proposição para o futuro do negócio.
Temos que lembrar que lona só permite peças em 2D e letras permitem em 3D ou seja alto e baixo relevo que se destacam muito mais. Lonas também tem menor durabilidade.
Primeiro vamos ver alguns exemplos
Exemplos em lona impressa - Normalmente com formatos grandes e imagens (fotos),
Custo econômico
Pouca diferenciação
Fachadas de drogarias Fachadas de pet shops
Fachadas de loja de motos fachadas de loja de credito
Alguns mercados são bens característicos para o uso de lonas tais como:
fachadas de lojas de autopeças que normalmente usam letras grandes e uma infinidade de marcas, ofertas e informações sobre produtos e promoções.
Fachadas de lojas de auto peças
As duas fotos acima são emblemáticas, são dois excelentes negócios que atendem ao mesmo cliente em um mesmo mercado mas as empresas tem características bastante distintas. Mas em função de suas escolhas transmitem ao mercado em que estagio do negócio cada empresa se encontra. Este é o cuidado que uma empresa tem que ter ao escolher sua fachada para não transmitir uma ideia errada de sua proposta.
Apesar do mercado estar cada vez mais digital, as fachadas de lojas pequenas vendem e em muitos mercados é o maior volume de negócios e sendo muito importante em volume tem que atrair aos clientes.
O uso de lona tende a induzir as pessoas a superpovoar uma fachada com informações textos e ofertas, é importante um grande cuidado para não ficar poluído e completamente confuso em transmitir sua mensagem.
As fachadas de lojas pequenas tem a obrigação de chamar clientes entregando a imagem adequada ao perfil do negócio e criando a atmosfera necessária a proposta.
Quanto mais sofisticado sua fachada maior sua proposta de valor e deve fazer sentido com sua proposta de negocio a oferecer. Se você tiver um restaurante de luxo não poderá usar um banner de lona já em uma lanchonete menos sofisticada o processo se torna mais livre.
Quanto mais sofisticado sua fachada maior sua proposta de valor e deve fazer sentido com sua proposta de negocio a oferecer. Se você tiver um restaurante de luxo não poderá usar um banner de lona já em uma lanchonete menos sofisticada o processo se torna mais livre.
placas com dimensionais
Que tipo de empresa usa.
São empresas com maior preocupação e envolvimento com a marca e a imagem entregue a seus clientes, mantém um padrão não usa Lona em suas fachadas, lonas somente em banners e na maioria das vezes em promoções internas.
Custo médio
Alta especificação todos iguais ou seguem um padrão
Custo médio
Alta especificação todos iguais ou seguem um padrão
A Havan usa inteligentemente um mix, onde seu logo é preservado e feito com materiais nobres, construído para ser visível a longas distâncias e ser uma marca reconhecida dentro de uma identidade visual e usa lona para campanhas, promoções e eventos, (aquilo que é temporário) sem falar na estatua que marca presença em suas unidades.
Outros modelos diferenciados - A imensa maioria das empresas se enquadra na menor obrigatoriedade de padrão, podendo ser mais criativas e quase sempre são únicas na criação das fachadas de lojas pequenas. .
DICA - Importante salientar por mais barato que possa parecer a fachadas de lojas pequenas tem que valer o investimento e trazer retorno do que foi gasto, o investimento tem que ser na medida do negócio.
A sua fachada vai impactar durável e permanentemente, é a primeira impressão, define o modo de você fazer negócio e fornece uma percepção de sua comunidade e a sua comunidade.
A função da placa é capturar a atenção, criar um desenho original é o grande desafio que capte a atenção da visão.
Uma placa ou fachada é lida de duas formas - culturalmente (onde se lê as palavras, cores e ilustrações) e graficamente (onde se lê a interação do espaço positivo e espaço negativo em relação com o formato). positivo= o escrito, negativo=em branco
Se uma placa ou fachada tem muita informação, normalmente não dá tempo de ler e muito menos memorizar, aqueles locais que tem uma sinaleira/farol a sua frente ajuda bastante no tempo que o transeunte dispõe para observar sua oferta a partir de um veículo. Um veículo em movimento não proporcionará mais que 5 a 6 segundos para ler sua mensagem.
Seja como queira chamar em sua loja, que tenha vitrine, balcão, mostruário, showroon, todos são um cenário, e o cliente entra em seu cenário, a questão é que imagem ele absorveu de seu cenário?
A maior eficiência de uma placa ou fachada de loja é fundo escuro com letra clara, clear, limpo, conciso, contraste entre cores, tamanho de letra visível e Kerf bom entre as letras (kerf=espaçamento entre letras), Nunca use a artimanha de apertar para caber, fica horrível e jamais lhe trará benefícios que a justifique.
Use um Layout Natural (não forçado), use diferentes tipos de letras, considere uma posição como o centro ótico, estes fatores ajudam muito assim como : O sucesso esta em compor seu layout em torno de um eixo dominante
E tudo isso tem que estar dentro de um formato que sua fachada de loja
espelhe seu negocio.
Espaço negativo - onde não tem nada tem que ter equilíbrio....a função primaria do espaço negativo é iluminar o espaço positivo, é muito comum encher o espaço, ficar letras muito próximas, temos que lembrar que o menos é mais.
Linha de valor, linha onde estão as informações, ritmo, harmonioso em uma unica composição, tipos de letras fáceis de ler, letras emendadas são difíceis de ler, apesar de quando vistas de perto parecem ser fáceis de ler, mas afastando um pouco a dificuldade aparece.
O resultado final - tem que atrair a atenção e ser fácil de ler
Fachadas de lojas especiais para estabelecimentos mais específicos
Alguns mercados são bem específicos e não se enquadram como usuários de lona ou de fachadas padrão, são muito mais dependentes da fachada, estabelecimentos como:
Restaurantes, Cafés, Livrarias, floriculturas, cesta de café, chocolates, bares temáticos, etc e muitos outros tem que entregar algo a mais como uma aura, uma ambientação, uma experiência diferenciada ao ter contato com seu estabelecimento.
Precisa obter o estado da arte na sua concepção de fachada.
Uma fachada de loja com este acabamento, certamente terá um reconhecimento
da marca, pois não há como passar por ela sem gravar e chamar a atenção
e mais ainda por ser em dupla face, aproveitando ambos os lados,
hoje com as novas tecnologias é bastante viável sua fabricação
A placa deve combinar e contrastar com o fundo claro (parede),
placa com fundo escuro e letra clara.
Cacau show uma fachada que mesmo sendo de uma marca com padrões a ser seguido
é muito equilibrada e diferenciada.
Não polui, mantém a imagem, explora muito bem a vitrine e apresentação
dos produtos. Alto contraste de cores, base escura com letras claras.
O uso da Placa dupla face e a mão francesa
em fachadas de lojas
Gostaria de salientar a alta concentração de uso de placas dupla face fora do Brasil que são sensivelmente mais eficiente do que placas paralelas a parede. e sua estética com o uso de mão francesa ganha muito em exposição e diferencial.
Acessórios adicionais colocados na mão francesa ajudam a criar a atmosfera
desejada de um favo de mel onde as abelhas circulam.
Não é o custo que diferencia as boas fachadas de lojas pequenas é sua criatividade
e inventividade.
OPORTUNIDADES
Uso de vitrine e o vitrinismo, em fachadas de lojas
mudar a vitrine, incluir placas e mock ups na vitrine, balcão, prateleira, expor adequadamente o produto, criatividade, etc
Uso de adereços para impactar o cliente, exemplo, uma taça de café na placa, ou uma lagosta no restaurante de frutos do mar, usar o produto para gravar a imagem em sua fachada de loja
O uso de multicamadas
Uma outra opção interessante é o uso de multicamadas é uma das mais modernas técnicas de fabricação de placas, ao determinar diversas camadas ganha corpo e profundidade podendo as peças serem feitas independentes e depois juntadas em um único conjunto.
Podem ser feitas a partir de um único bloco e produzidas no Bloco ou podem ser placas independentes que são unidas em único bloco.
Fabricada em bloco único
Peças independentes unidas em um bloco único
Uso de placas dupla face em fachadas de loja
Usar placas com estilo dupla face tem ganhos significativos de exposição, normalmente as pessoas vem ou caminhando na calçada ou nas ruas em seus veículos. Placas em fachada de lojas pequenas só são visíveis quando estamos praticamente a frente da fachada de loja pequena. Enquanto a placa de dupla face é visível a longa distância em ambos lados da calçada e de dentro dos veículos.
Placas dupla face também tem grande uso em situações internas em lojas e estabelecimentos. Quantas e quantas vezes procuramos um balcão, um caixa, etc e não encontramos pois mesmo tendo uma placa indicativa não é visível de muitos pontos do estabelecimento pois esta colocada paralela a parede.
Uso de placas indicativas de endereço
Um dos itens mais econômicos e da alto impacto são as placas indicativas de endereço onde podem ser agregados, arabescos, desenhos, logos, símbolos, nome da rua, nome do estabelecimento, etc. excepcional para colocar na fachada de lojas pequenas a altura dos olhos para diferenciar e chamar a atenção com baixo investimento.
imagine agregar seu logo ou nome do negócio a placa de endereço
Um ganho efetivo pois é uma placa na altura dos olhos e muito fácil de
identificar.
Agregação de acessórios e detalhes
fachada livraria
Você pode alcançar uma mídia importante agregando figuras e imagens em 3D a sua fachada, um pão em uma padaria, uma lagosta em restaurante, uma chave inglesa em uma ferragem um livro na livraria, etc
o grave ero de usar lona para seu logo em fachada
Usar excesso de informação e imagens ao ponto de ficar difícil saber exatamente o que a loja vende, o que oferece. Aqui mistura o logo com promoção, a lona favorece a indução de encher de informação.
Quando a sinaleira ou farol trabalha a seu favor
o tempo de leitura de sua placa fachada aumenta, mas muita informação
tende a não transmitir uma mensagem definida
O uso de placas não se resume na fachada, mas sim deve ser visto em todos os pontos de contato, ou seja onde o cliente tem contato com a organização, no balcão, no caixa, na fachada, na vitrine, nas paredes, na escada, lembre-se é um gerenciamento de cenário.
Exemplos de peças em construção e recursos para criação de placas - Placas Integrais
Neste exemplo a placa é feita em uma unica peça com diversas profundidades e com múltiplos desenhos feitos em uma unica peça.
Uso de Arabescos, uso de alto e baixo relevo
criam grande diferencial em placas.
Com as tecnologias atuais é possível construir este tipo de material
com peças que compõe um conjunto decorativo imenso
Você pode fugir da composição de por somente letras e agregue valor
a sua mensagem e ambientação
Peças integrais
as novas tecnologias permitem a construção de peças 100% ou quase 100% integrais,
a maioria das peças não são independentes são um conjunto único.
Gerenciar a imaginação é o desafio pois não há limites a sua criação
Diferentes bases podem ser agregadas a placas e texturas nestas bases
assim se consegue obter inúmeros opções de design e acabamento de peças
Materiais disponíveis
o avançado salto neste mercado introduziu materiais altamente resistentes a
intempéries, maresia, cupins, ação do tempo, etc.
São muito leves e recebem acabamentos de perfil automotivo tais como:
bases, primers, tintas, vernizes que proporcionam altíssimo brilho
e acabamentos com alta durabilidade.
Acabamentos resinados são a mais nova tecnologia de aplicação de cor
além de resistentes, alto brilho e excepcional reflexão, um diferencial nunca visto
fundos com texturas e brilhos são extremamente diferenciadores, como exemplo granulados são adicionados só ao fundo criando texturas inéditas e decorativas
Pinturas de detalhes feitas a mão garante um excelente acabamento
em detalhes e filetamento.
Letras sobrepostas é uma técnica inovadora que cria um volume
na escrita com excepcional destaque e corpo.
Praticamente qualquer desenho pode ser reproduzido, um logo, uma imagem , etc, máquinas CNC (controladas por computadores) softwares de alto desempenho facilitam para a confecção de detalhes intrincados e de precisão, micro inspeção, fino acabamento e controle da cor dão o toque final ao produto.
Alguns exemplos de fachadas de lojas que podem servir como inspiração para o seu tipo de negócio, buscando sempre a otimização e melhoria de público nesses estabelecimentos.
Fachadas de grill e bares
placas multicamadas são uma forma muito atraente de redesenhar um conceito introduzindo formatos, cores e diferentes camadas que juntos formam uma imagem em 3D
Fachadas de restaurante
Uma fachada de restaurante tipico da Irlanda, usando símbolos e características arquitetônicas da nação Irlandesa, diferencia sua fachada de restaurante de comidas tipicas, opta por um enfoque totalmente único, agregando imenso valor a seu estabelecimento e da indicativo ótimo do que vamos encontrar dentro do estabelecimento e não tem centenas de informações em sua fachada.
Ótimo exemplo onde o menos é mais e desenho exclusivo.
Placas ao nível de solo são ótimas para identificar restaurantes para pessoas circulando pela calçada, Observe que a placa não é reta ela tem uma pequena inclinação, onde se aproveita o que é chamado de cone de visão, as pessoas ao caminhar olham essencialmente ao solo a sua frente em angulo de 15 graus, a mesma técnica é usada para cardápios e promoções.
Fachada de dentista
O uso de modelos dimensionados como o dente para um dentista ganha muita ambientação e destaque, seja para qualquer tipo de empreendimento. Uma ferramenta para ferragem, uma lata de tinta para loja de tintas, uma bota para uma sapataria.
Fachada de loja café cafeterias
Lojas de cafés normalmente são locais relativamente pequenos mas de alta ambientação
e construção de cenário, onde placas externas, placas de endereço, placas na loja
são o grande diferencial para seu destaque
Uma placa que imita brasões com desenho único cria uma atmosfera de valor e posiciona no tempo, os tons escuros com inscrições em ouro e em branco criam um diferencial importante de imagem do estabelecimento
fundo escuro com leras claras
símbolos aplicados agregam muito valor o fato de colocar a data de fundação
cria uma imagem de longevidade do estabelecimento salientando sua tradição
acabamento de alto brilho e letras resinadas
Acabamento em ouro solar representando o ramo de trigo
este tipo de acabamento solar traduz em altíssimo brilho refletido
seja pelo sol ou qualquer fonte luminosa.
Fachada de pet shop
Como é importante a adequação de um simbolo/placa de uma organização em seu conceito de negocio, vamos imaginar a placa abaixo com sobreposição de letras em ouro, Não é condizente neste mercado pois não agregaria valor, Já uma posição despojada de fácil leitura e especifica do negocio proporciona uma aura definida como a placa abaixo condizente com o ramo.
Fachada de pizzaria
Assim como mencionado na placa para pet shop o da pizza não é diferente, o logo nos transporta a Itália, suas cores, suas expressões o tipo de brasão a alegre imagem e este conjunto nos leva a pensar em sabores e formatos típicos da Itália que são agradáveis ao paladar.
Uma peça interessante que somente pelo formato induz a uma fatia generosa de pizza
Fachadas de bares
Esta é uma placa de fachada de bar muito interessante onde mesmo sendo um local público ela de certa forma delimita uma área, é como se você estivesse entrando na área do Bar. Uma placa alegre, colorida
Fachada de bares usam muito a figura do chopp para dar uma ambientação e cores alegres
em placas integrais ou de múltiplas camadas
em placas integrais ou de múltiplas camadas
Fachadas de cabeleireiros
Um mercado onde o boca a boca é fundamental, ou seja cada cliente indica o próximo, como sendo muito ligado aos moradores ou pessoas que circulam em dado local a placa define se a pessoa entra ou não no estabelecimento até formar uma relação.
Fachadas de hotéis são definitivas para gerar um indicativo do iremos encontrar em termos de ambientação dos quartos, da qualidade dos serviços e até de preços.
Fachada de joalheria
Fachadas de lojas de joalheria buscam sempre a representação de ouro e diamantes. Traços e letras acabamento em ouro contrastam com fundos escuros
Fachada de loja de artigos de natal
Fachada de ótica
Fachada de escola
Placas para escolas em sua maioria são indicativas de local, não tem a necessidade de chamar cliente ou são para demonstrar sua característica pedagógica e ai sim mostrar um diferencial.
Fachada de estúdio de fotografia
Fachada de imobiliária
Fachada de loja de automóveis
Fachada de loja de vinho
Um fino mercado com auto grau de sofisticação e uso de técnicas para atrair o cliente e formar uma atmosfera favorável inclusive dentro do estabelecimento.
As movas tecnologias permitem produzir apliques em 3D para as placas com qualquer
item temático seja uma uva, uma fruta, uma planta, etc.
Fachada de escritório de advocacia
Fachadas para escritório de advocacia normalmente sóbrios e diretos na informação
Fachada de sapataria
Fachadas de sapataria, o uso de protótipos do produto ajuda a identificação da empresa,
mesmo que a loja não seja conhecida é fácil a identificação do que ela vende
Placas de marcas de produtos são muito uteis
para divulgação e fidelização no ponto de venda
Fachada loja de sorveteria
Fachadas de sorveterias são bastante focadas na imagem física do produto, chamam a atenção baseados nesta imagem
Fachada de clínica médica
Fachada de clinica medica é....
Fachada de loja de brinquedo
Fachada de loja de brinquedo tem atrair por um conjunto de cores alegres com formatos atrativos
muito útil em todo tipo de estabelecimento da orientação sobre o funcionamento, horários
e instruções gerais
Indicativo de funcionamento ou orientações
Fachada de condomínio
Placas para fachadas de condomínio criam uma atmosfera para o próprio condomínio da mesma forma que em uma fachada de loja cria uma atmosfera ao entrarmos na loja e no condomínio é o mesmo.
Placas podem formatar um padrão de identidade do condomínio
Placas de instruções em condomínios são muito uteis para normatizar condutas
dentro do ambiente, relembrar regras de uso
Placas orientativas de trânsito e permanência no condomínio
Placas indicativas de ruas e números de casas dos condomínios
placas com design único criam uma identidade de
destaque a seu condomínio
marsexto@terra.com.br
41 33727306
Nenhum comentário:
Postar um comentário