Produzindo comunicação com eficiência
Para o projeto de
sinalização temos que levar em conta uma serie de fatores, cor, tamanho, letras, etc. mas primeiramente e especialmente que
público queremos atingir, qual mensagem emitir e que objetivo alcançar. Sugerimos que um esforço seja feito no sentido de escrever estas três respostas.
(qual público, que mensagem e o que objetivamos alcançar)
Por exemplo esta placa acima é de um condomínio é mais identificadora
da localização, o nível da placa cria uma identificação do perfil do condomínio,
vai dar um indicativo da qualidade do condomínio.
Esta já é uma placa comercial onde identifica a empresa,
qualifica o profissional (com as siglas DMD, PC, que são abreviaturas de
suas pós e graduações),
o que ele faz, a qualifica como um negocio de família
e fornece os dados de contato
bom contraste entre o fundo e cor das letras
Temos sempre que pensar
- é publico que passa em uma calçada
- é o publico que passa na rua de carro
- são ambos os públicos
- é um identificador ou para atrair publico em um comercio
Quando buscamos objetivos para
pessoas que circulam em veículos temos que levar em conta, que o
fundamento principal é o tamanho da letra em concordância ao tempo
de reação da visão de quem passa. (temos de lembrar que a velocidade é alta para ler uma placa em poucos segundos, deverá ser possível ler naquele período de tempo de alguns segundos)
Quanto maior a
velocidade menor é o tempo disponível para passar a mensagem, logo
necessita letras maiores e menor texto.
Juntamente muitos
outros fatores são preponderantes
acuidade visual (capacidade de ser visto)
contraste de cores
estilo da fonte
fatores de distração
iluminação
Principais Elementos de
design do eficaz
visibilidade:
O tamanho do seu sinal/placa ajuda a determinar a altura das letras que você deve usar. Recomendamos dez centímetro de altura de letra para cada 10 metros de distância
de visualização.
legibilidade:
Menos conteúdo é geralmente (e eu diria sempre) melhor. Quanto mais coisas em um sinal mais difícil de comunicar com eficiência. Um sinal personalizado por Especialista vai
ajudar a criar a máxima legibilidade para os seus sinais. Maiores letras, letras mais ousadas e cores adicionais podem
dar ênfase, assim como imagens atraentes.(exemplos: 3D de um peixe para um restaurante de frutos do mar)
"Olhos-capacidade
de capturar":
A cor que você usa
deve contrastar bem com o ambiente em que ele será colocado. Observar o fundo e o contexto.
O uso
de imagens atraentes é importante para o impacto global do seu
sinal, assim como o
contraste das cores entre esta imagem e a placa
legibilidade da letra:
Estilo da letra é
crucial para a legibilidade. Evite o uso de letras extravagantes, letras emendadas, muitos detalhes -
especialmente quando os sinais ou faixas devem ser lidos à
distância.
Temos que levar em conta a angulação em que é visto o sinal, em que momento inicia a
angulação até o máximo de momento de exposição que é quando o olhamos de frente.
Aspectos importantes
Tamanho x distância
Tamanho x distância
tempo de
leitura x velocidade de passagem x quantidade de informação
contraste x vibração
da cor (combinação de cores adequada)
Tamanho x
distância
No exemplo acima a distância de 100' (30 metros) é a máxima distância ainda visível para uma letra de 3 polegadas (76,2 mm).
O que o quadro sugere é que se busque uma altura de letra que esteja na distância de melhor impacto visual e não na máxima distância visível. No caso para uma distância de 30 metros uma letra de 250mm de altura, nos sempre sugerimos um pouco mais seria 10 centímetros a cada 10 metros ou seja uma letra de 300mm.
tempo de
leitura x Velocidade
Um outro estudo apresenta variáveis em relação a velocidade, onde é possível calcular o tempo disponível para ler uma placa, nunca será preciso mas fornece uma ótima indicação.
Descoberto quantos segundos temos da atenção do passante podemos calcular quanto de mensagem podemos incluir em uma comunicação. Quanto maior a velocidade menor é o tempo disponível.
A maioria dos sinais de rua tem mais mensagem do que poderá ser lido, muitas vezes perdendo a intensidade da mensagem.
(Inche=1 polegada=25,4 milímetros,
feet= 1 pé =0,3048 metros,
feet= 1 pé =0,3048 metros,
MPH=milhas por hora, multiplique 1,6 para KM)
41 32735788
marsexto@terra.com.br
marsexto@terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário