quinta-feira, 12 de março de 2015

fachadas de lojas pequenas



Fachadas de lojas

Muitas duvidas surgem para os pequenos e médios estabelecimentos ao executar sua fachada.Fachadas de lojas pequenas tem especial função na geração de negócios.
Muitas vezes é a unica ou quase unica ação mercadológica
para atrair clientes além do atendimento, qualidade de produto, variedade
e outros itens internos.

Ao longo desta matéria vamos tentar mostrar algumas tendencias de uso e as novas tecnologias de fabricação e materiais inovadores, muitos ainda pouco conhecidos.


O que fazer? Optar por algo barato em lona com impressão ou em algo mais elaborado como letras ou placas. O que fica bom para seu estabelecimento? Depende muito do local (se é ponto), do tempo que pretende ficar naquele local, de sua identidade visual, de sua proposta como imagem (o que inclui o investimento financeiro) o que quer entregar a seu cliente, o que vai ser comercializado. Enfim muitos fatores devem ser analisados até se alcançar uma boa proposição para o futuro do negócio.

Temos que lembrar que lona só permite peças em 2D e letras permitem em 3D ou seja alto e baixo relevo que se destacam muito mais. Lonas também tem menor durabilidade.


Primeiro vamos ver alguns exemplos

Exemplos em lona impressa - Normalmente com formatos grandes e imagens (fotos), 
Custo econômico
Pouca diferenciação

fachadas de drogarias         fachada de loja de pet shop
   Fachadas de drogarias                                        Fachadas de pet shops

fachada de loja   fachadas
 Fachadas de loja de motos                                  fachadas de loja de credito

Alguns mercados são bens característicos para o uso de lonas tais como:
fachadas de lojas de autopeças que normalmente usam letras grandes e uma infinidade de marcas, ofertas e informações sobre produtos e promoções.


fachadas de loja de autopeças           autopeças

Fachadas de lojas de auto peças

As duas fotos acima são emblemáticas, são dois excelentes negócios que atendem ao mesmo cliente em um mesmo mercado mas as empresas tem características bastante distintas. Mas em função de suas escolhas transmitem ao mercado em que estagio do negócio cada empresa se encontra. Este é o cuidado que uma empresa tem que ter ao escolher sua fachada para não transmitir uma ideia errada de sua proposta.

Apesar do mercado estar cada vez mais digital, as fachadas de lojas pequenas vendem e em muitos mercados é o maior volume de negócios e sendo muito importante em volume tem que atrair aos clientes.

O uso de lona tende a induzir as pessoas a superpovoar uma fachada com informações textos e ofertas, é importante um grande cuidado para não ficar poluído e completamente confuso em transmitir sua mensagem.

As fachadas de lojas pequenas tem a obrigação de chamar clientes entregando a imagem adequada ao perfil do negócio e criando a atmosfera necessária a proposta.

Quanto mais sofisticado sua fachada maior sua proposta de valor e deve fazer sentido com sua proposta de negocio a oferecer. Se você tiver um restaurante de luxo não poderá usar um banner de lona já em uma lanchonete menos sofisticada o processo se torna mais livre.


placas com dimensionais

Que tipo de empresa usa.
São empresas com maior preocupação e envolvimento com a marca e a imagem entregue a seus clientes, mantém um padrão não usa Lona em suas fachadas, lonas somente em banners e na maioria das vezes em promoções internas.
Custo médio
Alta especificação todos iguais ou seguem um padrão


fachada banco do brasil       fechada remax
  

fachada condor  fachada casas bahia

fachada havan        fachadas lojas havan

A Havan usa inteligentemente um mix, onde seu logo é preservado e feito com materiais nobres, construído para ser visível a longas distâncias e ser uma marca reconhecida dentro de uma identidade visual e usa lona para campanhas, promoções e eventos, (aquilo que é temporário) sem falar na estatua que marca presença em suas unidades.


Outros modelos diferenciados - A imensa maioria das empresas se enquadra na menor obrigatoriedade de padrão, podendo ser mais criativas e quase sempre são únicas na criação das fachadas de lojas pequenas. .

fachadas lojas fachadas de lojas

fachadas de lojas fachadas de lojas

DICA - Importante salientar por mais barato que possa parecer a fachadas de lojas pequenas tem que valer o investimento e trazer retorno do que foi gasto, o investimento tem que ser na medida do negócio.

A sua fachada vai impactar durável e permanentemente, é a primeira impressão, define o modo de você fazer negócio e fornece uma percepção de sua comunidade e a sua comunidade.

A função da placa é capturar a atenção, criar um desenho original é o grande desafio que capte a atenção da visão.

Uma placa ou fachada é lida de  duas formas - culturalmente (onde se lê as palavras, cores e ilustrações) e graficamente (onde se lê a interação do espaço positivo e espaço negativo em relação com o formato). positivo= o escrito, negativo=em branco

Se uma placa ou fachada  tem muita informação, normalmente não dá tempo de ler e muito menos memorizar, aqueles locais que tem uma sinaleira/farol a sua frente ajuda bastante no tempo que o transeunte dispõe para observar sua oferta a partir de um veículo. Um veículo em movimento não proporcionará mais que 5 a 6 segundos para ler sua mensagem.

Seja como queira chamar em sua loja, que tenha vitrine, balcão, mostruário, showroon, todos são um cenário, e o cliente entra em seu cenário, a questão é que imagem ele absorveu de seu cenário?

A maior eficiência de uma placa ou fachada de loja é fundo escuro com letra clara, clear, limpo, conciso, contraste entre cores, tamanho de letra visível e Kerf bom entre as letras (kerf=espaçamento entre letras), Nunca use a artimanha de apertar para caber, fica horrível e jamais lhe trará benefícios que a justifique.

Use um Layout Natural (não forçado), use diferentes tipos de letras, considere uma posição como o centro ótico, estes fatores ajudam muito assim como : O sucesso esta em compor seu layout em torno de um eixo dominante

E tudo isso tem que estar dentro de um formato que sua fachada de loja
 espelhe seu negocio.

Espaço negativo - onde não tem nada tem que ter equilíbrio....a função primaria do espaço negativo é iluminar o espaço positivo, é muito comum encher o espaço, ficar letras muito próximas, temos que lembrar que o menos é mais.

Linha de valor, linha onde estão as informações, ritmo, harmonioso em uma unica composição, tipos de letras fáceis de ler, letras emendadas são difíceis de ler, apesar de quando vistas de perto parecem ser fáceis de ler, mas afastando um pouco a dificuldade aparece.

O resultado final - tem que atrair a atenção e ser fácil de ler



Fachadas de lojas especiais para estabelecimentos mais específicos

Alguns mercados são bem específicos e não se enquadram como usuários de lona ou de fachadas padrão, são muito mais dependentes da fachada, estabelecimentos como:


Restaurantes, Cafés, Livrarias, floriculturas, cesta de café, chocolates, bares temáticos, etc e muitos outros tem que entregar algo a mais como uma aura, uma ambientação, uma experiência diferenciada ao ter contato com seu estabelecimento.


Precisa obter o estado da arte na sua concepção de fachada.


fachadas de lojas

Uma fachada de loja com este acabamento, certamente terá um reconhecimento
da marca, pois não há como passar por ela sem gravar e chamar a atenção
e mais ainda por ser em dupla face, aproveitando ambos os lados,
hoje com as novas tecnologias é bastante viável sua fabricação

mão francesa 1

A placa deve combinar e contrastar com o fundo claro (parede),
placa com fundo escuro e letra clara.

fachada cacau show

Cacau show uma fachada que mesmo sendo de uma marca com padrões a ser seguido
é muito equilibrada e diferenciada.
Não polui, mantém a imagem, explora muito bem a vitrine e apresentação
dos produtos. Alto contraste de cores, base escura com letras claras.





O uso da Placa dupla face e a mão francesa
em fachadas de lojas

Gostaria de salientar a alta concentração de uso de placas dupla face fora do Brasil que são sensivelmente mais eficiente do que placas paralelas a parede. e sua estética com o uso de mão francesa ganha muito em exposição e diferencial.


placa dupla face



fachada de loja

Acessórios adicionais colocados na mão francesa ajudam a criar a atmosfera 
desejada de um favo de mel onde as abelhas circulam.


mão francesa


Não é o custo que diferencia as boas fachadas de lojas pequenas é sua criatividade
e inventividade.


OPORTUNIDADES  
Uso de vitrine e o vitrinismo, em fachadas de lojas
mudar a vitrine, incluir placas e mock ups na vitrine, balcão, prateleira, expor adequadamente o produto, criatividade, etc

vitrine de lojas


Uso de adereços para impactar o cliente, exemplo, uma taça de café na placa, ou uma lagosta no restaurante de frutos do mar, usar o produto para gravar a imagem em sua fachada de loja

                                   fachadas de lojas de bairro

O uso de multicamadas
Uma outra opção interessante é o uso de multicamadas é uma das mais modernas técnicas de fabricação de placas, ao determinar diversas camadas ganha corpo e profundidade podendo as peças serem feitas independentes e depois juntadas em um único conjunto.

Podem ser feitas a partir de um único bloco e produzidas no Bloco ou podem ser placas independentes que são unidas em único bloco.


                 placas integrais  logo integral
                                              Fabricada em  bloco único


                  placas multi placas                placas livraria

Peças independentes unidas em um bloco único


Uso de placas dupla face em fachadas de loja

Usar placas com estilo dupla face tem ganhos significativos de exposição, normalmente as pessoas vem ou caminhando na calçada ou nas ruas em seus veículos. Placas em fachada de lojas pequenas só são visíveis quando estamos praticamente a frente da fachada de loja pequena. Enquanto a placa de dupla face é visível a longa distância em ambos lados da calçada e de dentro dos veículos.

Placas dupla face também tem grande uso em situações internas em lojas e estabelecimentos. Quantas e quantas vezes procuramos um balcão, um caixa, etc e não encontramos pois mesmo tendo uma placa indicativa não é visível de muitos pontos do estabelecimento pois esta colocada paralela a parede.
placas livraria


saltzburgo

                                     Rua na cidade Salzburgo 300 KM de Vienna

Uso de placas indicativas de endereço
                Um dos itens mais econômicos e da alto impacto são as placas indicativas de endereço onde podem ser agregados, arabescos, desenhos, logos, símbolos, nome da rua, nome do estabelecimento, etc. excepcional para colocar na fachada de lojas pequenas a altura dos olhos para diferenciar e chamar a atenção com baixo investimento.


placa de endereço fachada

placa de endereço loja
imagine agregar seu logo ou nome do negócio a placa de endereço
Um ganho efetivo pois é uma placa na altura dos olhos e muito fácil de
identificar.


Agregação de acessórios e detalhes

                 placa livraria    loja livraria
fachada livraria
Você pode alcançar uma mídia importante agregando figuras e imagens em 3D a sua fachada, um pão em uma padaria, uma lagosta em restaurante, uma chave inglesa em uma ferragem um livro na livraria, etc

                                 fachada livraria


o grave ero de usar lona para seu logo em fachada
Usar excesso de informação e imagens ao ponto de ficar difícil saber exatamente o que a loja vende, o que oferece. Aqui mistura o logo com promoção, a lona favorece a indução de encher de informação.

fachada em lona

Quando a sinaleira ou farol trabalha a seu favor
o tempo de leitura de sua placa fachada aumenta, mas muita informação
tende a não transmitir uma mensagem definida

Uso de placas-
O uso de placas não se resume na fachada, mas sim deve ser visto em todos os pontos de contato, ou seja onde o cliente tem contato com a organização, no balcão, no caixa, na fachada, na vitrine, nas paredes, na escada, lembre-se é um gerenciamento de cenário.




Exemplos de peças em construção e  recursos para criação de placas - Placas Integrais
Neste exemplo a placa é feita em uma unica peça com diversas profundidades e com múltiplos desenhos feitos em uma unica peça.

placas para cervejarias

Uso de Arabescos, uso de alto e baixo relevo
criam grande diferencial em placas.
Com as tecnologias atuais é possível construir este tipo de material 
com peças que compõe um conjunto decorativo imenso
Você pode fugir da composição de por somente letras e agregue valor
a sua mensagem e ambientação

placas para fachadas

Peças integrais
as novas tecnologias permitem a construção de peças 100% ou quase 100%  integrais,
a maioria das peças não são independentes são um conjunto único.

placas para bares

Gerenciar a imaginação é o desafio pois não há limites a sua criação

placas para lojas

texturas para placas

Diferentes bases podem ser agregadas a placas e texturas nestas bases
assim se consegue obter inúmeros opções de design e acabamento de peças

fachada floricultura

Materiais disponíveis
o avançado salto neste mercado introduziu materiais altamente resistentes a 
intempéries, maresia, cupins, ação do tempo, etc.
São muito leves e recebem acabamentos de perfil automotivo tais como:
 bases, primers, tintas, vernizes que proporcionam altíssimo brilho
e acabamentos com alta durabilidade.

letras resinadas

Acabamentos resinados são a mais nova tecnologia de aplicação de cor
além de resistentes, alto brilho e excepcional reflexão, um diferencial nunca visto

placas modernas

fundos com texturas e brilhos são extremamente diferenciadores, como exemplo granulados são adicionados só ao fundo criando texturas inéditas e decorativas

                                     placas pintura manual

Pinturas de detalhes feitas a mão garante um excelente  acabamento
em detalhes e filetamento.

                                              placas com letras
Letras sobrepostas é uma técnica inovadora que cria um volume
na escrita com excepcional destaque e corpo. 

Praticamente qualquer desenho pode ser reproduzido, um logo, uma imagem , etc, máquinas CNC (controladas por computadores) softwares de alto desempenho facilitam para a confecção de detalhes intrincados e de precisão, micro inspeção, fino acabamento e controle da cor dão o toque final ao produto.


 Exemplos de fachadas de lojas
Alguns exemplos de fachadas de lojas  que podem servir como inspiração para o seu tipo de negócio, buscando sempre a otimização e melhoria de público nesses estabelecimentos.



Fachadas de grill e bares 
placas multicamadas são uma forma muito atraente de redesenhar um conceito introduzindo formatos, cores e diferentes camadas que juntos formam uma imagem em 3D

                          fachadas de grill e bares

Fachadas de restaurante 

Uma fachada de restaurante tipico da Irlanda, usando símbolos e características arquitetônicas da nação Irlandesa, diferencia sua fachada de restaurante de comidas tipicas, opta por um enfoque totalmente único, agregando imenso valor a seu estabelecimento e da indicativo ótimo do que vamos encontrar dentro do estabelecimento e não tem centenas de informações em sua fachada.
Ótimo exemplo onde o menos é mais e desenho exclusivo.

                                fachadas de restaurantes

                                fachadas de restaurantes
Placas ao nível de solo são ótimas para identificar restaurantes para pessoas circulando pela calçada, Observe que a placa não é reta ela tem uma pequena inclinação, onde se aproveita o que é chamado de cone de visão, as pessoas ao caminhar olham essencialmente ao solo a sua frente em angulo de 15 graus, a mesma técnica é usada para cardápios e promoções.

Fachada de dentista

O uso de modelos dimensionados como o dente para um dentista ganha muita ambientação e destaque, seja para qualquer tipo de empreendimento. Uma ferramenta para ferragem, uma lata de tinta para loja de tintas, uma bota para uma sapataria.

fachadas de consultório de dentista

Fachada de loja café cafeterias
Lojas de cafés normalmente são locais relativamente pequenos mas de alta ambientação
e construção de cenário, onde placas externas, placas de endereço, placas na loja
são o grande diferencial para seu destaque
fachadas de cafeterias



              cafeterias                fachadas de loja de café



 Fachada de padaria doceria

Uma placa que imita brasões com desenho único cria uma atmosfera de valor e posiciona no tempo, os tons escuros com inscrições em ouro e em branco criam um diferencial importante de imagem do estabelecimento
fundo escuro com leras claras

fachada de padaria

símbolos aplicados agregam muito valor o fato de colocar a data de fundação
cria uma imagem de longevidade do estabelecimento salientando sua tradição

fachada de confeitaria

 acabamento de alto brilho e letras resinadas

confeitaria Saint Germain

Acabamento em ouro solar representando o ramo de trigo
este tipo de acabamento solar traduz em altíssimo brilho refletido
seja pelo sol ou qualquer fonte luminosa.


Fachada de pet shop


Como é importante a adequação de um simbolo/placa de uma organização em seu conceito de negocio, vamos imaginar a placa abaixo com sobreposição de letras em ouro, Não é condizente neste mercado pois não agregaria valor, Já uma posição despojada de fácil leitura e especifica do negocio proporciona uma aura definida como a placa abaixo condizente com o ramo.

fachada pet shop

Fachada de pizzaria

Assim como mencionado na placa para pet shop o da pizza não é diferente, o logo nos transporta a Itália, suas cores, suas expressões o tipo de brasão a alegre imagem e este conjunto nos leva a pensar em sabores e formatos típicos da Itália que são agradáveis ao paladar.



                              fachada pizzaria 
Uma peça interessante que somente pelo formato induz a uma fatia generosa de pizza


                                             fachadas para pizzaria


Fachadas de bares


Esta é uma placa de fachada de bar muito interessante onde mesmo sendo um local público ela de certa forma delimita uma área, é como se você estivesse entrando na área do Bar. Uma placa alegre, colorida 


                                   fachadas bares

Fachada de bares usam muito a figura do chopp para dar uma ambientação e cores alegres
em placas integrais ou de múltiplas camadas

fachadas de bares fachadas para bares

Fachadas de cabeleireiros
Um mercado onde o boca a boca é fundamental, ou seja cada cliente indica o próximo, como sendo muito ligado aos moradores ou pessoas que circulam em dado local a placa define se a pessoa entra ou não no estabelecimento até formar uma relação.

fachadas cabeleleiros fachada de instituto de beleza


Fachadas de Hotéis
Fachadas de hotéis são definitivas para gerar um indicativo do iremos encontrar em termos de ambientação dos quartos, da qualidade dos serviços e até de preços.

fachada de hotéis

fachada de móteis


Fachada de joalheria

Fachadas de lojas de joalheria buscam sempre a representação de ouro e diamantes. Traços e letras acabamento em ouro contrastam com fundos escuros


fachada joalheria  fachada relojoária

Fachada de loja de artigos de natal


lojas natalinas

Fachada de ótica
fachadas de óticas



Fachada de escola

Placas para escolas em sua maioria são indicativas de local, não tem a necessidade de chamar cliente ou são para demonstrar sua característica pedagógica e ai sim mostrar um diferencial.


                                        fachadas de escolas

fachada de escola infantil

Fachada de estúdio de fotografia


fachada de estúdio fotográfico

Fachada de imobiliária


fachada de imobiliária

fachada de loja de locação


Fachada de loja de automóveis


fachada de loja de automóveis

Fachada de loja de vinho

Um fino mercado com auto grau de sofisticação e uso de técnicas para atrair o cliente e formar uma atmosfera favorável inclusive dentro do estabelecimento.
fachada de loja de vinhos

As movas tecnologias permitem produzir apliques em 3D para as placas com qualquer
item temático seja uma uva, uma fruta,  uma planta, etc.

fachadas de adegas




Fachada de escritório de advocacia

Fachadas para escritório de advocacia normalmente sóbrios e diretos na informação

fachadas de advocacia placas de advocacia

Fachada de sapataria
Fachadas de sapataria, o uso de protótipos do produto ajuda a identificação da empresa,
mesmo que a loja não seja conhecida é fácil a identificação do que ela vende

fachadas de sapatarias

Placas de marcas de produtos são muito uteis 
para divulgação e fidelização no ponto de venda

fachadas de lojas de sapatos

Fachada loja de sorveteria
Fachadas de sorveterias são bastante focadas na imagem física do produto, chamam a atenção baseados nesta imagem


                fachada de sorveteria    fachada de loja de sorvete

 Fachada de clínica médica
Fachada de clinica medica é....

fachada de clínica médica


Fachada de loja de brinquedo


Fachada de loja de brinquedo tem atrair por um conjunto de cores alegres com formatos atrativos 
fachada de loja de brinquedo

Placa de orientação-
muito útil em todo tipo de estabelecimento da orientação sobre o funcionamento, horários
e instruções gerais


placas orientativas de lojas

Indicativo de funcionamento ou orientações

horário de funcionamento




Fachada de condomínio


Placas para fachadas de condomínio criam uma atmosfera para o próprio condomínio da mesma forma que em uma fachada de loja cria uma atmosfera ao entrarmos na loja e  no condomínio é o mesmo.

                                        fachadas condomínios


Placas podem formatar um padrão de identidade do condomínio


placa orientativa condomínio

Placas de instruções em condomínios são muito uteis para normatizar condutas 
dentro do ambiente, relembrar regras de uso


condomínios placa de transito

Placas orientativas de trânsito e permanência no condomínio

condomínio placa de rua

Placas indicativas de ruas e números de casas dos condomínios
placas com design único criam uma identidade de 
destaque a seu condomínio


marsexto@terra.com.br
41 33727306


 Poderá gostar também de :

 http://placadecondominio.blogspot.com.br/2015/03/fachadas-de-lojas.html#.VQDzV9LF-So













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...